Questão:
Por que fico sem fôlego tão rapidamente quando nado?
Gabriel Solomon
2012-03-17 23:28:09 UTC
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Agora estou começando a aprender a nadar e descobri que tenho problemas para nadar com a cabeça na água. Embora eu respire a cada 1 ou 2 braçadas (crawl), descobri que minha frequência cardíaca aumenta bastante e logo me peguei com falta de ar.

Não estou fora de forma; Eu corro maratonas e faço longas corridas de BTT (80km), então pensei que posso controlar minha respiração durante o esforço, mas isso parece um tipo diferente de desafio.

Quão confortável você está na água? Parece-me mais nervosismo do que qualquer coisa física. Além disso, você está contando 1 braçada como um movimento do braço direito + esquerdo? Porque se você está respirando a cada 1 braçada (direita / esquerda) e não está indo muito rápido, você pode realmente estar hiperventilando. Você pode desacelerar um pouco sua respiração.
Você provavelmente está certo ao dizer que não me sinto muito confortável na água. Eu conto um golpe como um movimento para a direita + esquerda.
Como instrutor de natação, concordo com @MikeHedman. A menos que você esteja nadando uma longa distância, você deve respirar a cada 3 a 5 braçadas (direita / esquerda / direita ou vice-versa, ou direita / esquerda / direita / esquerda / direita ou vice-versa). Também tenha em mente que se você estiver em boa "forma de nadar", estará em forma para muitas outras coisas. No entanto, não se transfere para o outro lado - só porque você está em boa forma para correr, não significa que estará em boa "forma de natação". A única maneira de construir força / resistência de natação é nadar.
Cinco respostas:
geoffc
2012-03-18 06:28:03 UTC
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Quanto você está chutando? Tente segurar uma flutterboard / kickboard / boia entre as pernas e continuar o movimento do braço de crawl.

Isso faz duas coisas.

  1. Remove os músculos da perna da equação
  2. Mantém suas pernas erguidas, o que torna a natação MUITO mais fácil.

O principal truque para uma natação eficiente é aprender a nadar morro abaixo. Você quer 'Pressionar a bóia', que é empurrar seu peito (cheio de ar) para baixo, e usá-lo como alavanca para aumentar suas pernas. Você meio que acaba nadando um pouco morro abaixo.

Outro truque é enfiar o queixo no peito, imaginando que está puxando o pescoço e a coluna o suficiente para puxar as pernas para cima. (É apenas um truque para ensiná-lo a se inclinar para frente e pressionar a bóia, mas a imagem funciona). Se você tentar se sentir puxando as pernas para cima pelo queixo, isso pode ser eficaz.

Basicamente, essas são abordagens para ser mais eficiente.

mopennock
2012-10-12 22:48:44 UTC
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Esta pode parecer uma pergunta estúpida, mas você está respirando quando sua cabeça está debaixo d'água?

A maioria dos nadadores que vejo lutando para recuperar o fôlego está prendendo a respiração quando sua cabeça está na água e, em seguida, tentando expirar e inspirar ao virar a cabeça acima da água.

Não há tempo suficiente para fazer os dois engatinhando e eles inevitavelmente lutam para recuperar o fôlego, já que você precisa expirar antes de inspirar.

Na verdade, assim que sua cabeça entra novamente na água, você começa a expirar lentamente, programado para terminar na terceira braçada, pronto para inspirar novamente.
Eu estava respirando embaixo d'água, mas aparentemente não o suficiente
Esta é a resposta mais provável da IMO - prender a respiração causa uma acumulação de dióxido de carbono e ácido láctico no corpo, os quais prejudicam a capacidade e contribuem para a sensação de "falta de ar". Você deve sempre inspirar ou expirar ao nadar, da mesma forma que faria ao correr. Só é preciso mais prática para cronometrar a inspiração com a boca fora d'água.
Mike Hedman
2012-03-21 04:33:52 UTC
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Uma boa aposta é que isso provavelmente é causado por estar nervoso, e você pode estar hiperventilando. Dado o seu nível de condicionamento, provavelmente não há uma razão física para ficar sem fôlego - e aposto que sua respiração volta ao normal muito rapidamente quando você se agarra ao lado da piscina.

A boa notícia é que isso é 100% solucionável - e você já deu um grande passo: reconhecer que há um problema.

Tempo na água e talvez algum treinamento aumentem rapidamente seu nível de experiência e sua confiança, que deve acalmar esses nervos.

A causa era realmente que eu estava nervoso. Agora posso quase nadar 25m de rastreamento frontal: D. Vou começar a treinar com um treinador em cerca de 2 semanas, ele está fora do país agora. Obrigado pelo teu conselho.
mungflesh
2014-02-03 17:49:34 UTC
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Quando comecei a nadar sério, há cerca de 4 anos, tive exatamente o mesmo problema . Levei muito tempo para quebrar a barreira dos 100m do rastreamento frontal , fazendo respiração bilateral. A respiração unilateral estava um pouco melhor, mas ainda lutava contra a sensação de pânico e de falta de ar.

Depois de ultrapassar o limite de 100m, de repente tornou-se possível ir muito mais longe, como se lá estivesse é uma transição entre como eu respiraria normalmente em terra e como eu precisava de respirar enquanto nadava. Ainda sinto um leve beliscão durante o aquecimento de treinamento neste ponto, como se meus pulmões 'mudassem de marcha'.

Para bater o limite, eu:

  • diminuí minha velocidade de natação a um ritmo muito suave para ficar o mais relaxado possível
  • no início, repetidos 50 m de natação, com um intervalo entre cada um para se recuperar, depois 100 m nada com uma pausa
  • eventualmente, eu senti que poderia tentar ir além dos 100m e tentar 150m

Quando cheguei aos 150m, rapidamente cheguei aos 200, 300 etc. Uma das coisas principais que me ajudou foi vencer a barreira era expelir 50% de cada respiração imediatamente após inalar, ou seja, quando meu rosto voltou a entrar na água, eu já comecei a respirar. O restante do ar eu expirei lentamente, pelo nariz e pela boca simultaneamente, durante o tempo em que meu rosto permaneceu embaixo d'água, de modo que, após 3 braçadas, estava tudo pronto para a próxima inspiração.

Como os outros indicaram aqui, expirar é muito importante; ao nadar, você deve inspirar ou expirar, mas não prendendo a respiração. Meu treinador explicou que a sensação de pânico que você tem é a necessidade de expelir o C0-2 de seus pulmões após inspirar, o que não é algo que você pensaria instintivamente em fazer.

Rafael Emshoff
2013-03-25 12:26:40 UTC
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Estou em uma situação semelhante, embora só corra meia maratona e ande de bicicleta até 60km.

Quando comecei a nadar, tive exatamente o mesmo problema, que não conseguia respirar de acordo com o que parecia ser um bom esforço de natação. No final, relaxei minha velocidade de nado, bem como permiti que respirasse a cada vez que eu puxei para trás com um braço. Eu realmente me concentrei na minha respiração e me senti bem na água. Todo o resto era secundário para ser capaz de respirar com calma.

Eu treino em grupo, e antes eu teria que fazer uma pausa a cada 50 metros e esperar até que minha respiração passasse de um ofego frenético para um relaxamento relaxado / expire como durante a execução. Após a mudança nadei mais devagar, mas consegui até 1h30 de treino, onde antes estaria no final das minhas forças após 30min. Agora, alguns meses depois, posso acompanhar meu grupo e respiro a cada 2 puxadas de braço, às vezes a cada 3 para mudar o lado da respiração.



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